Performance
Ações de marketing para a Black Friday 2022 - Não fique no 0x0!
Por: Christianne Bajon
Atualizado há 2 anosA expectativa para a Black Friday 2022, que acontece no dia 25 de novembro, é otimista e promete aquecer o varejo online. De acordo com a pesquisa realizada pelo grupo Globo, 50% dos entrevistados pretendem fazer compras durante a data. Entretanto, conquistar a atenção do público não é tão simples e requer ações de marketing bem planejadas e realizadas da forma correta.
As campanhas de mídia, por exemplo, acabam tendo um custo mais alto por se tratar de um período no qual a procura e a oferta por produtos online aumenta. Para se ter uma ideia, em 2021, o CPM (custo por mil impressões) e o CPC (custo por clique) das campanhas online aumentaram em média 159% e 222% respectivamente em relação à média habitual. Neste cenário otimista, porém de alta competitividade, é fundamental planejar ações de marketing eficientes, que otimizem seus investimentos e tragam melhores resultados.
Neste conteúdo separamos algumas dicas práticas relacionadas às ações de marketing que você pode aplicar ao seu e-commerce durante a Black Friday. Confira!
Conheça e se aproxime do seu público
A Propmark compartilhou um estudo da RTB House e da WGSN no qual apontou que 83% dos millennials afirmam ser importante compartilhar valores com as marcas. Já a pesquisa da Accenture, apurou que o consumidor brasileiro é o que mais está mudando no mundo, e 71% deles já consideram aspectos que vão muito além de valor e qualidade do produto na hora de fazer uma compra.
Isso mostra que os tradicionais descontos da Black Friday podem não ser suficientes para influenciar resultados de vendas expressivos, sendo necessário também investir em relacionamento e conexão com os consumidores.
Então, antes de apenas definir a precificação dos seus produtos e os descontos que serão oferecidos, é importante pensar em estratégias que aproximem sua marca do consumidor, trabalhe awareness (consciência de marca) e consideração antes da Black Friday.
💡Como se planejar para uma Black Friday de sucesso em 2022
Defina os principais canais de venda
Outro passo importante para definir suas ações de marketing, é escolher quais os canais de venda serão trabalhados por sua marca. Nessa etapa é fundamental conhecer bem quem são os consumidores do seu e-commerce, porque assim, você poderá começar a definir de forma assertiva quais serão os canais de venda durante a Black Friday.
Lembre-se que não adianta querer estar presente em todos os canais ao mesmo tempo, pois nem sempre o seu público está em todos eles e também pode acabar sendo uma estratégia ruim para a logística do seu e-commerce. Então, escolha os canais onde realmente o seu público está e que podem impactar de forma positiva suas vendas.
Além de ter o seu e-commerce como o principal canal de vendas da sua estratégia, é necessário contar com outros para gerar vendas e atrair pessoas também. Para isso, existem dezenas de possibilidades de canais como Instagram Shopping, Loja do Facebook, Whatsapp Business, Google Ads, Google Shopping, Tik Tok Ads e YouTube.
Em meio a essas possibilidades, o Instagram Shopping, Whatsapp Business e o Google Shopping têm grande relevância. Por isso, fizemos uma curadoria de conteúdo com as melhores dicas para cada um desses canais.
Para definir os canais de vendas, você pode olhar para o histórico de desempenho de cada um dos que já são utilizados no seu e-commerce.
A PlanD, é uma solução de análise de dados que permite ter uma visão geral das diversas áreas do e-commerce, incluindo as vendas por canal. A partir de dashboards interativos e relatórios personalizados, você tem informações de diferentes canais para garantir melhores decisões baseadas em dados.
Com os canais de vendas definidos, será o momento de planejar as ações de marketing. Confira no tópico a seguir algumas dicas valiosas!
Ações de marketing para Black Friday 2022
Além de definir a mecânica de descontos do seu e-commerce durante a Black Friday, é preciso determinar qual será a estratégia de divulgação das ofertas! Veja a seguir algumas ações de marketing para aplicar na sua loja.
Faça o básico bem feito
Antes de investir em ações que fujam do padrão e testar novas possibilidades, planeje e realize ações básicas com excelência. Crie cupons de descontos, que podem ser com um valor fixo ou porcentagem na compra de determinado produto ou categoria. Estude a possibilidade de oferecer frete grátis acima de um determinado valor.
Crie combos de produtos exclusivos para data (Leve 2 e pague 1) e ofereça brindes aos seus clientes em determinadas compras (podem até ser cupons de descontos para compras futuras). Faça ações de remarketing e e-mail marketing para recuperar carrinhos abandonados!
Com o básico bem planejado, você terá segurança para criar ações inovadoras para o seu e-commerce durante a Black Friday.
Aposte na Black November
Em especial para a Black Friday de 2022, que coincidirá com o período da Copa do Mundo, utilizar o mês todo de novembro para trabalhar os descontos é uma excelente estratégia. Isso porque, os consumidores estarão envolvidos e pretendem fazer compras relacionadas ao mundial de futebol.
Sendo assim, antecipe a divulgação e o período de vigência das suas ofertas para aproveitar a sazonalidade. No Blog da PlanD você encontra um conteúdo com dicas de ações de Black November para o seu e-commerce. Aproveite!
Invista em Live Commerce
Esse formato de venda tem deixado de ser uma tendência e está cada vez mais perto de se tornar uma estratégia obrigatória para e-commerces de todos os segmentos e tamanhos, principalmente em datas como a Black Friday.
De acordo com a eMarketer, o Live Commerce vai movimentar mais de US$ 500 bilhões em todo o mundo até o final de 2022. Já a McKinsey prevê que, até 2026, o formato será responsável por 20% das vendas mundiais do e-commerce.
Em 2021, o Live Commerce foi um grande sucesso para e-commerces de diversos segmentos e com o crescimento nos investimentos e familiaridade do consumidor, a expectativa para a Black Friday de 2022 é que o formato supere os números passados.
💡Live Commerce: conheça dados sobre uma tendência que veio para ficar
Resgate a audiência antiga do seu e-commerce
Quando o assunto são as campanhas de mídia, Bruno Augusto, Country Manager da RTB House no Brasil, destaca que além de buscar usuários novos, também é interessante encontrar maneiras de reengajar a base de consumidores mais antigos.
Ele afirma que tanto os visitantes (pessoas que entraram, mas nunca efetuaram uma compra no seu site) quanto os consumidores adormecidos (que não adquirem um produto há tempos) são públicos em potencial para suas campanhas de mídia pré-Black Friday.
Uma boa tática para reengajar é recorrer a anúncios que estimulem algum tipo de interação. Atualmente já é possível utilizar conteúdo gamificado, busca por produtos, chat com um bot ou mesmo funções de like e dislike no banner, possibilitando experiências mais dinâmicas com esses usuários que já conhecem a marca há mais tempo.
A Black Friday é um período muito importante para as vendas online e para ter sucesso é necessário pensar de forma estratégica, desde o planejamento até o pós-venda .
Para cumprir todas as etapas do seu planejamento com mais facilidade e assertividade, você pode contar com a solução da PlanD! Com ela você tem uma visão completa dos dados do seu e-commerce antes, durante e depois da Black Friday e, assim, tomar as melhores decisões para atingir suas metas.